ABERTURA

ABERTURA

Os Santos do Povo

No interior das capelas mais afastadas das sedes municipais se concentra ainda um ilustrativo acervo de arte sacra de origem popular. São imagens dos santos padroeiros e de devoção dessas comunidades, obra de santeiros anônimos.

Em toda a Região Colonial Italiana da Serra gaúcha a produção de talhas, altares e púlpitos é obra de mestres marceneiros que conheceram a notoriedade. Na ex-Colônia Caxias são lembrados os nomes de Gollo e Bertelli. Em Antônio Prado os irmãos Nodari são lembrados como mestres na arte, além de terem sido santeiros.

Referências de Thales de Azevedo informam que houve, também, entalhadores profissionais com estudos em academias. Quanto à atuação dos santeiros anônimos, acredita-se que seu aprendizado era informal. Os escultores, na falta de uma formação técnica específica, podiam, como sugere Burke, aumentar seu repertório copiando ou adaptando de gravuras de santinhos muito difundidas por toda a Região. Podiam, também, copiar de uma estátua, já existente, como é o caso da imagem de Nossa Sra. da Saúde documentada na Capela Nossa Sra. da Saúde da Linha Tavares em Antônio Prado.

Comentários

Adicionar um comentário

Sabe alguma informação a mais sobre a foto? Deixe um comentário nos informando!

  •  

Informações da foto atual

Tags populares (ver todas)

Minha cesta de imagens

Imagem aleatória

Ver Exif / Metadados