Patrimônio Cultural e Sociedade Sustentável
Por Hiram Leandro Fadanelli Fros - Graduado em História
De maneira sustentável, queremos nesta exposição trabalhar na perspectiva da permanência dos saberes num contexto onde o descartável permeia inclusive as relações humanas. Tal alienação aborta o sentido de pertencimento a uma nação construída na diversidade.
Uma sociedade sustentável não pode prescindir de sua memória. O saber compartilhado se realiza com o relato das vivências. Por meio destas imagens que registram um legado cultural que subsiste ao tempo, queremos evidenciar questões sobre o que é obsoleto? Por que certos usos de saberes e utensílios foram deixados de lado e, se ainda existem, por que merecem ser preservados?
Ao deixar de lado o saber compartilhado, em troca das novas relações de consumo, perde-se o ato de crescer com as vivências daqueles que nos podem legar o saber de nossa história enquanto sujeitos.
Apesar das novas relações vinculadas ao consumo e ao imediatismo, se voltarmos nosso olhar ao passado, veremos uma sociedade menos destrutiva em relação ao meio ambiente. Certo é que fazemos parte de um processo crescente de apropriação das coisas da natureza, da intervenção massiva no espaço ocupado, do esgotamento dos recursos naturais, mas com a percepção de que podemos tomar novos rumos.